A EDUCAÇÃO NO MUNDO DE FAZ DE CONTA DO PREFEITO ANDERSON

Valdemir Pereira | 13/06/2022

O mundo real da Educação na Rede Municipal de Ensino é muito diferente daquele descrito no artigo do prefeito Anderson Farias.  No conto de fadas do governo, a rede municipal tem “boa gestão de recursos e projetos pioneiros, o que não passa nem perto da dura realidade dos professores.

Apesar de São José dos Campos ser uma das cidades mais ricas e importantes da região, os professores têm um dos piores valores de hora-aula do Estado de São Paulo!

Para exemplificar o paradoxo do governo está a adequação do piso nacional dos professores, que deveria ter sido feito em fevereiro. O prefeito e seus vereadores tentaram aprovar às pressas um projeto mal feito e sem discussão com os educadores. Na sessão do dia 9 de junho, o projeto de adequação do piso foi aprovado, mas sem as emendas que corrigiam as graves falhas. Como o projeto impacta o plano de carreira, parte dos professores vai ficar sem reajuste. Isso é injusto e muito cruel. 

O prefeito alega que foram feitos projetos pioneiros. Mas a realidade são projetos equivocados, feitos de forma ditatorial, sem discussão com os educadores e que acabam tirando o professor da sala de aula durante três meses, deixando diversas escolas sem professores.

A falta de valorização dos educadores vai muito além do valor irrisório da hora-aula. Durante o governo do ex-prefeito Eduardo Cury, do PSDB, foram criadas duas categorias de professores:  os do plano antigo e os do plano novo. O resultado desta segregação foi uma precarização de salários e direitos, que impactam profundamente as condições de vida desses educadores. Essa distinção é um problema grave e que precisa ser resolvido.

Bem diferente do propagado pelo prefeito, as inovações tecnológicas nas salas de aula nunca foram prioridade nos governos do PSDB, nem mesmo no governo Emanuel, que era um pesquisador do Inpe.

A rede de internet nas escolas, as lousas digitais, notebooks e programas para integrar ensino e tecnologia só chegaram no governo do ex-prefeito Carlinhos, que também criou alguns programas como o Ledi, que foi destruído.

Aqui, no mundo real, nossos educadores enfrentam muitas dificuldades: salário baixo, assédio moral e falta de valorização. O prefeito e seu antecessor Felicio, nunca se importaram em valorizar os educadores, que se desdobram para que os nossos alunos tenham acesso à educação de qualidade.  

Para reduzir a enorme distância entre a realidade e o faz de conta, seguimos mobilizados na luta por condições e salários dignos aos nossos professores. 


Valdemir Pereira é professor da rede municipal de ensino e diretor do Sindicato dos Servidores de São José dos Campos

PARCEIROS