Gilberto Kassab confirma filiação de Felicio ao PSD

O Vale | 18/01/2022

Presidente do PSD (Partido Social Democrático), Gilberto Kassab confirmou a filiação do prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, à legenda. O prefeito da maior cidade do Vale do Paraíba está de saída do PSDB e é um dos cotados para concorrer ao governo estadual pelo PSD.

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, Kassab falou sobre Felicio e a opção do partido de apostar num prefeito do interior paulista para disputar o Palácio dos Bandeirantes.

“Estamos levantando alguns nomes, que tem perfil para ser governador, pela formação, experiência política. (...) O que as pessoas têm me perguntado, caso se filiem novos quadros, como o prefeito de São José dos Campos, o Felicio, que inclusive era para ser filiado no último dia, mas por conta de covid, acabou não se filiando”, disse Kassab.

Que completou: “Seja o prefeito de Santo André, o ex-prefeito de Santos, é evidente que se tiver o ok deles poderemos avaliar também o nome. Hoje, o que temos de concreto, são os que já estão no PSD, e que é certo que estarão vindo para o partido, são os colegas de São José dos Campos”.

No fim de semana passado, OVALE já havia revelado, em primeira mão, que o tucano havia sido sondado pelo PSD -- segundo apuração da reportagem, o contato ocorreu na última semana de dezembro, logo após o Natal.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o PSD analisa cerca de 10 nomes para definir quem será o candidato do partido ao governo estadual. Além de Felicio, outros dois tucanos -- Paulo Serra, prefeito de Santo André, e Paulo Alexandre Barbosa, ex-prefeito de Santos -- estão entre as possibilidades.

DE SAÍDA

Em 2021, Felicio fez críticas públicas ao PSDB e ensaiou deixar o partido. O tucano manteve conversas com outras legendas, como o Podemos, mas havia recuado após o ex-governador Geraldo Alckmin se aproximar do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Alckmin se desfiliou do PSDB no final do ano passado e segue ainda sem partido.

O plano A do prefeito de São José era se filiar a outra sigla e ser candidato a vice-governador em uma possível chapa com Alckmin, que também concorreria ao Palácio dos Bandeirantes por outra legenda, que poderia ser o PSD.

A opção de Alckmin em ser vice na chapa com Lula brecou os planos de Felicio, que agora é sondado para ser candidato ao governo de São Paulo pelo PSD.

Já procurado anteriormente por OVALE, Felicio não comentou o assunto.

ALCKMIN

Kassab também disse ao Correio Brazieliense que não há chance de Alckmin ocupar a chapa de Lula pelo PSD e saiu em defesa da candidatura do senador Rodrigo Pacheco ao Palácio do Planalto.

Ele afirmou que seria “leviandade comentar [a chapa Lula-Alckmin] sem saber as circunstâncias”, e, por isso, prefere aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Apesar disso, garantiu que não há vaga no PSD para que Alckmin entre como candidato a vice com Lula.

“O Geraldo Alckmin iniciou dizendo que seria candidato a governador, e nós acolhemos a sua candidatura, qualquer que fosse o partido. Em um determinado momento, ele nos procurou, desistindo de ser candidato a governador, o que eu entendo. Não existe nenhuma mágoa, nenhuma restrição à conduta. A partir desse momento, nós voltamos a procurar discutir os melhores nomes para nos representar, e estamos nessa fase”, disse Kassab

Autor da imagem: O Vale