Após piloto, São José amplia aulas para toda a rede

O Vale | 04/05/2021

Publicado em O Vale, no dia 1º de Março de 2021


Projeto piloto amplia quantidade de alunos em sala de aula Foto: Adenir Britto/PMSJC


Após piloto com quatro escolas, a Prefeitura de São José dos Campos decidiu estender projeto que prevê a ampliação de aulas presenciais em meio à pandemia.


Pela proposta, que entra em vigor em toda a rede a partir de 10 de maio, as salas de aula são divididas em dois grupos, de forma que um deles compareça em uma semana e, o outro, na próxima. Durante os revezamentos, os que não estiverem na escola permanecem com atividades remotas. O município defende que a medida é possível já que há um terceiro grupo que opta por não comparecer às unidades, de modo que o limite de 35% é respeitado.


Para justificar a ampliação, a pasta diz que levantamento do Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento) aponta que 77% do público considera que o retorno presencial trouxe benefícios ao aluno, além de que 90% dos responsáveis teriam considerado o atendimento das escolas na retomada presencial, como ótimo ou bom.


O Sindicato dos Servidores diz que a decisão amplia a possibilidade de contaminação pela Covid-19, além da carga de trabalho na rede.


"Nas escolas já sob 'teste', essa alteração tem imposto uma sobrecarga de trabalho insustentável aos trabalhadores, professores enfrentam dificuldades no contato com os estudantes que optaram pelo ensino remoto e para cumprir com as infinitas burocracias nas escolas, e as servidoras da limpeza estão se desdobrando para dar conta do protocolo de higienização", disse a diretora, Jessica Marques..

 

PARCEIROS