Sindicato repudia insulto de vereador do NOVO contra Sindmetal

Ednilson Castrioto | 10/06/2021

O Sindserv-SJC manifesta repúdio e indignação diante de atitude desrespeitosa e desproporcional praticada pelo vereador Thomaz Henrique (NOVO) contra o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e demais entidades sindicais que representam a diversidade e categoria de trabalhadores.

Durante a sessão na Câmara Municipal desta quarta-feira (9), o parlamentar denotou sua incapacidade de compreensão de fatos históricos e de lutas por direitos trabalhistas, ao insultar o Sindicato dos Metalúrgicos, que enviou ao vereador um convite para participar da comemoração solene de lançamento do livro dos 65 anos de história da entidade.

A agressão praticada pelo vereador, dizendo que “jogou no lixo o que é lixo” dispara um gatilho que a sociedade em todo o mundo vem combatendo:  o do sentimento de ódio.

Quando um sindicato constrói uma história árdua de luta contra a opressão, não constrói apenas uma história de luta operária, mas também coloca-se em ação e movimento a democracia de uma sociedade e de um país.

A história sindical e de luta árdua é o que garante, hoje, o direito a 8 horas semanais de trabalho, o direito a férias, ao 13° salário e tantos outros direitos e conquistas que, no passado, não eram dessa maneira.

A história sindical, no passado, garantiu também o direito às mulheres, que eram exploradas por 14 ou 16h de trabalho diário, e, junto a isso, o fim da exploração de crianças que também eram exploradas e trabalhavam como adultos, o que não permitia o direito mais importante e fundamental: o de sonhar!

É deste sonho também que pais e mães lutaram junto aos sindicatos, naquele momento histórico, para garantir às crianças o acesso ao ensino e, assim, de desconstruir o pensamento de que estudando, seus filhos, se tornariam adultos responsáveis! Este era o pensamento a que estavam sujeitos às pessoas, os trabalhadores naquele tempo!

Que triste, senhor vereador, pois este é o passado na esfera do campo social e trabalhista ao qual muitos avós vivenciaram e Parece que a luz das ideias e da falta da razão ainda povoam muitos pensamentos por aqui hoje em dia!

Quando Thomaz diz que “lixo deve ser jogado no lixo”, está também desejando que toda esta história seja jogada no lixo! Uma história feita de movimentos e de vidas em transformação. Neste lixo onde o vereador deposita toda a história de  lutas e conquistas de homens e mulheres trabalhadoras, será o mesmo lixo que depositará os erros cometidos e praticados pelo ódio!