Reajuste do vale alimentação é avanço nos direitos dos servidores, mas a luta não para por aqui

Jéssica Marques | 11/10/2022

Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de São José dos Campos oficializou o reajuste do vale alimentação, que passará de 22 reais para 27 reais no próximo mês. Esse reajuste faz parte das inúmeras reivindicações realizadas pelo SindServ para avançar nos direitos trabalhistas para os servidores e servidoras municipais de São José dos Campos. Apesar de ser fundamental o reajuste do vale alimentação, ainda há muito o que avançar. 

Atualmente, o vale alimentação é concedido aos servidores mediante descontos mensais no salário, dependendo da faixa salarial de cada trabalhador. Confira abaixo o desconto para os efetivos, PDs, CLTs e estagiários. 

Reivindicamos junto a prefeitura a revisão da política de descontos do vale alimentação, uma vez que tais descontos são danosos à categoria, pois desidratam o valor do vale, diminuindo o poder de compra dos servidores. É necessário que haja o aumento do vale alimentação, porém, faz-se fundamental o cancelamento ou a diminuição do valor dos descontos, para que de fato a categoria tenha acesso à alimentação digna.

O aumento da inflação, do preço dos alimentos, combinado com o congelamento dos direitos da categoria a partir da lei 173 e de ataques como a reforma da previdência, evidenciam a necessidade de avançarmos em condições dignas de trabalho. Alimentação digna é direito, não daremos um passo atrás.

PARCEIROS