Profissionais da saúde são prioridade na vacinação contra a Influenza

Sindserv | 12/04/2021
Começou hoje (12/04) a vacinação contra a Influenza e os profissionais de saúde terão prioridade. A vacina garante proteção contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Até a última sexta-feira (9), São José dos Campos recebeu 25.100 doses, correspondente a primeira remessa do imunizante.

Na primeira etapa são priorizados profissionais da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e povos indígenas. A partir do dia 11 de maio, será a vez dos idosos de 60 anos ou mais e professores.

Já a última fase, que começará no dia 9 de junho contemplará pessoas com comorbidades, portadores de deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, dos portuários, das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

A vacinação contra a Influenza prevenirá ao longo deste ano o surgimento de complicações geradas pelo vírus, desta forma diminuindo as consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença e reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Em São José, as doses serão aplicadas nas 40 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), das 8h à 17h. Aos profissionais da saúde, será necessário apresentar o último holerite emitido que comprove atuação na área reconhecida pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).

É importante reforçar que o vírus Influenza circula de maio a agosto e é uma doença com alta incidência de casos graves e óbitos nas populações de risco. Ressalta-se que a vacina da Covid-19 não protege contra a Influenza ou vice-versa.