Prefeito de São José recebe diretoria do SindServ pela primeira vez

Imprensa | 27/06/2023

Na primeira reunião entre o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, e a diretoria do SindServ-SJC, diversos assuntos foram discutidos, incluindo o confisco de 14% nas aposentadorias, o piso nacional da enfermagem e o gatilho salarial. O encontro representou um marco na relação entre o sindicato e o prefeito, que até então não havia recebido a diretoria durante seu mandato. O secretário de Gestão Administrativa e Finanças, Odilson Gomes Braz Junior, também estava presente.

Em relação ao confisco de 14% nas aposentadorias, o sindicato apresentou números que comprovam a viabilidade do fim do desconto. O prefeito concordou em voltar a discutir o assunto no próximo encontro, mas também afirmou que vetará o projeto de lei que tramita na Câmara, que prevê o cancelamento do desconto de 14% (PL 13/23). A mobilização da categoria continua na sessão de Câmara desta quinta-feira, 29/06, em novo horário (9h da manhã) e é fundamental a participação de todos para fortalecer a luta pelo fim desse confisco!

No que diz respeito à implantação do piso nacional da enfermagem, o prefeito se comprometeu a atender ao pedido do sindicato e implementar o piso assim que os repasses do Ministério da Saúde forem realizados. O tema está em julgamento no STF e voltou ao debate recentemente.

Em relação à reposição das perdas do gatilho salarial e ao aumento real de salário para toda a categoria, o prefeito ficou de analisar a proposta do sindicato e retomar o assunto nas próximas reuniões.

"O prefeito finalmente recebeu o sindicato, mas isso só ocorreu devido à mobilização contundente da categoria contra o confisco dos 14%. Apesar de não termos obtido definições concretas sobre as pautas, esperamos que o diálogo se mantenha constante e produtivo. Nas próximas reuniões, reforçaremos os assuntos já discutidos e apresentaremos outras demandas importantes da categoria", afirma Jéssica Marques, diretora do SindServ-SJC.

O sindicato permanece vigilante e empenhado em garantir que os direitos dos servidores municipais sejam respeitados, buscando constantemente melhorias nas condições de trabalho e valorização salarial.