Justiça proíbe aulas presenciais a profissionais da rede municipal
Sindserv | 04/04/2025
Prefeitura tem prazo de dois dias úteis para responder à solicitação do sindicato Foto: Sindserv-SJC
A Justiça acatou pedido da Apeoesp (Sindicato dos
Professores do Ensino de Estado de São Paulo) e determinou que a sentença que
proíbe aulas presenciais durante a pandemia vale para filiados ou não da
associação e demais entidades autoras da ação. Assim, a decisão abrange também
os profissionais da educação da rede municipal de ensino.
Inicialmente, a ação alcançava apenas os professores
filiados a diversos sindicatos da categoria do estado, entre eles a APEOESP,
incluindo a rede privada e pública. Mas após pressão de categoria, a juíza
Simone Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública, atendeu ao recurso da Apeoesp
expandindo a determinação.
O Sindserv-SJC, portanto, solicitou nesta quarta-feira (12)
que a Secretaria de Educação coloque todos os profissionais da rede em trabalho
remoto, imediatamente. Foi pedido ainda que a SEC se posicione em rito de
urgência no prazo de dois dias úteis.
O que preciso fazer?
Os profissionais que desejarem requerer o trabalho remoto
devem fazer a solicitação oficial através de petição funcional ou memorando.
A petição pode ser obtida no setor de protocolo da
prefeitura, já o memorando na própria escola onde o servidor trabalha.
IMPORTANTE: Em ambos os casos, os servidores devem exigir uma
cópia do documento.
Por que solicitar os
documentos?
A medida é necessária para que a solicitação de trabalho
remoto fique evidente e oficializada. Em caso de o pedido ser negado pela
prefeitura, o servidor deverá procurar o Sindserv-SJC com a cópia desses
requerimentos para que o sindicato ingresse com ação individual ou coletiva em
favor do cumprimento da decisão que abrange os servidores de todo o estado.