Funcionários da Fundhas sofrem com falta de álcool em gel e pernilongos

Sindserv | 05/02/2021
Os colaboradores da Fundhas estão receosos com a possibilidade de contaminação em massa por Covid-19 nas unidades do município.
Em setembro de 2020, a prefeitura realizou testagem e diversos profissionais das 14 unidades confirmaram positivo para a doença. Apenas nesta semana, seis pessoas foram afastadas por suspeita de coronavírus e um funcionário morreu pela doença.
Os casos, contudo, foram arquivados no prontuário funcional do empregado no RH da instituição e não são divulgados para preservar a identidade do trabalhador.
Infelizmente, a Fundhas não garante a segurança sanitária aos funcionários e, mesmo que estes se atentam aos protocolos de saúde, o risco de contaminação é eminente. Os ambientes compartilhados, como refeitório e banheiros, não dispõe de álcool em gel.
Ademais, é de conhecimento de todos que a transmissão da doença se faz também por pessoas que não apresentam sintomas, o que gera ainda mais insegurança aos trabalhadores.
Em um cenário onde há mais de 30 mil casos confirmados de coronavírus e 603 mortes pela doença, o correto seria que todas as confirmações fossem informadas para registro e os dados encaminhados para os órgãos competentes.
Pernilongos
Outro desconforto que tem incomodado os empregados da Fundhas é a invasão de pernilongos, que tem picado com voracidade e, até mesmo, por cima das roupas dos trabalhadores. Sem alternativas, o uso de inseticidas e repelentes amenizam o desconforto, porém o uso prolongado desses produtos pode causar reações alérgicas, intoxicação pela inalação e dificuldade respiratória.
Como diz o ditado: "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Os empregados correm o risco de serem dizimados pelo vírus ou devorados vivos pelos pernilongos? Prefeitura, cadê a solução?

PARCEIROS