Estado regride à fase vermelha a partir da meia-noite de sábado

Sindserv | 03/03/2021

O governo de São Paulo irá regredir novamente à fase do Plano SP a partir da meia-noite do próximo sábado (6). A medida foi anunciada hoje, em coletiva de imprensa, para evitar o colapso total do sistema de saúde. A nova fase valerá por duas semanas (até 19 de março) e poderá ser estendida se houver aumento de mortes e novos casos de coronavírus. Também foi antecipado para as 20h o início do chamado toque de restrição.

Na fase vermelha, todos os estabelecimentos ficam impedidos de funcionar, como padarias, mercados e farmácias, exceto serviços essenciais. As escolas, infelizmente continuam incluídas na categoria e poderão receber alunos com o limite máximo de 35% da capacidade.

A mudança na classificação, anunciada hoje, ocorre para tentar conter o avanço da pandemia no estado, que ontem bateu o recorde de mortes por Covid-19, em 24 horas, desde o início da pandemia, com 468 novas mortes. Com isso, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o estado chegou a 60.014 óbitos ocasionados pela doença.

Escolas

Durante o comunicado, o governador João Doria destacou que as duas próximas semanas serão as piores da pandemia. Apesar disso, Doria manteve as escolas abertas, o que é um tremendo absurdo.

Desde o início do retorno presencial às aulas, o estado já registrou mais de 700 casos de contaminações entre os professores. Em São José dos Campos, no âmbito municipal, o quadro não é diferente: são 44 casos, entre professores, alunos e demais profissionais da educação que foram contaminados ou estão com suspeita de coronavírus.

Quantas vidas serão necessárias para suspenderem as aulas e colocarem os profissionais da educação em trabalho remoto? Basta de negar a gravidade!