Entenda como funciona o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem

Imprensa | 06/10/2023

Caros colegas, o Ministério da Saúde divulgou em 4/10 a segunda edição da cartilha sobre o Piso Nacional da Enfermagem, oferecendo esclarecimentos cruciais tanto para os gestores quanto para os profissionais da enfermagem.

Resumidamente, a cartilha esclarece que a responsabilidade de pagar o Piso Nacional da Enfermagem não recai diretamente sobre a União, mas sim sobre Estados, municípios e prestadores de serviços que atendem pelo menos 60% do SUS. A União, por sua vez, oferece assistência financeira complementar, garantindo que o pagamento para cada profissional alcance o Piso Nacional da enfermagem.

Esta cartilha é uma ferramenta valiosa tanto para os gestores quanto para os profissionais da enfermagem entenderem como funciona o pagamento da assistência financeira complementar da União.

Durante uma reunião com o Secretário de Administração, ficou claro para a coordenação do sindicato que os servidores que têm direito a essa assistência financeira complementar da União, mas não a receberam, devem entrar em contato com o Departamento de Recursos Humanos. Assim, será feita a correção com a inserção correta dos dados no sistema do Ministério da Saúde.

É importante salientar que os gestores fornecem informações sobre os profissionais de enfermagem por meio do InvestSUS. Esses dados são então cruzados com as informações do Ministério da Saúde para calcular os valores a serem repassados como assistência financeira complementar da União, de forma a atingir o valor do Piso Nacional.

Além disso, é fundamental que os profissionais estejam em conformidade com o Coren para terem direito à assistência financeira complementar da União, conforme a cartilha do Ministério da Saúde.

Se você tiver alguma dúvida ou enfrentar dificuldades, não hesite em entrar em contato com o sindicato. Estamos prontos para ajudar e orientar no que for necessário.

Link para baixar a cartilha: https://bit.ly/3RQNy7g