Educação 5.0 avessa ao diálogo

Daniel Fernandes e Valdemir Pereira | 11/09/2023

A Educação 5.0 implantada no município de São José dos Campos emerge como uma proposta aparentemente inovadora, almejando superar desafios históricos por meio da integração das tecnologias digitais e metodologias ativas, mas é preciso destacar que o modelo proposto é regido pela visão do livre mercado, a educação assume contornos empresariais, e a lógica do empreendedorismo impõe-se como um imperativo e acrítico. 

A submissão à "mão invisível do capital" tensiona a valorização do trabalho docente, relegando-os a executores de tarefas burocrático-administrativas, em detrimento do papel intelectual essencial que devem desempenhar. Um exemplo muito expressivo dessa situação foi a maneira como a Secretária da Educação implantou o curso de pós-graduação 5.0, objetivando atingir a Meta 16 do Plano Municipal de Educação , que estabelece  a formação em pós graduação de 50% de professores da educação básica até 2024. O curso foi implantado de maneira totalmente vertical onde os "professores-autores" do curso depositam suas ideias nos professores da Educação Básica. A formação dos professores deve ser entendida como um processo contínuo e enriquecedor, não apenas uma resposta a metas estabelecidas por órgãos externos e números para propaganda política.

Essa abordagem impositiva, desconsiderando o diálogo com os docentes, é um resquício de práticas autoritárias que deveríamos estar superando diariamente. A valorização e o respeito aos docentes dependem da uma gestão democrática, capaz de reconhecer a dimensão subjetiva e intelectual desses profissionais. Portanto, diante da complexidade da inserção das tecnologias digitais na educação e das novas perspectivas para a formação do educador, urge a criação de espaços dialógicos e democráticos de debate, em que professores e gestores possam convergir em um propósito comum: a busca por uma educação de qualidade, que respeite e valorize os sujeitos envolvidos no processo educacional. 


 Daniel Fernandes – professor e diretor do Sindserv 

 Valdemir Pereira – professor e diretor do Sindserv

PARCEIROS