Criminosos roubam armas e coletes à prova de balas da Guarda Civil em São José

Publicado em Outros setores e secretarias

Sobre os dois Guardas Civis Municiais que foram rendidos por bandidos na madrugada de hoje (5) no Parque Alberto Simões em SJC, o SindServ-SJC informa que os guardas trabalham no local sem as mínimas condições de segurança, mesmo após insistentes e constantes reclamações do Sindicato. O ambiente tem sérios problemas de iluminação e os guardas ficam em uma espécie de box comercial, sem nenhuma condição de prover segurança.

Os principais problemas da GCM são antigos e nenhum governo fez muito para amenizá-los Falta efetivo, falta treinamento adequado e faltam equipamentos. No sentido de diminuir esses problemas, a prefeitura prometeu, no início do ano, tomar algumas medidas, mas o ritmo das ações é muito lento. Hoje a GCM é alvo fácil de bandidos, uma vez que não recebem as condições de trabalho suficientes nem para manter sua própria segurança, quanto mais a do local.

O Sindicato vai cobrar que a prefeitura apoie os GCMs que foram alvo do roubo, afinal os servidores são vítimas, colocam suas vidas em risco e muitas vezes ainda são punidos pelo poder público. Isso não pode acontecer!

Hoje há cerca de 300 servidores na GCM, mas é necessário pelo menos 1.000 homens para realizar a patrulha de uma cidade como São José. A necessidade de concurso público é urgente.

GCM assassinado:

Em setembro de 2016, um Guarda Civil Municipal foi morto a tiros no Parque da Cidade, zona norte de São José dos Campos, por volta das 4h da madrugada. Na ocasião, a categoria junto com o Sindicato fez uma série de protestos. A polícia investiga uma possível relação do assalto de 2017 com esse caso de 2016.