Servidora é agredida após acidente com criança em creche de São José

campo_acidente Servidora é agredida após acidente com criança em creche de São José

O acidente ocorrido nesta quarta (7) na IMI Dimeia Maria Ferreira Diniz Endo (Campo dos Alemães), quando uma criança de 2 anos quebrou o fêmur após queda de armário, expõe a fragilidade da administração pública no setor da Educação.

A criança passou por cirurgia e seu quadro clínico é estável. Porém, uma servidora da escola foi empurrada por uma mãe, que acabaou jogando a culpa do incidente nos trabalhadores, quando na verdade a responsabilidade é da prefeitura. A professora agredida fez boletim de ocorrência no mesmo dia.

Há muito tempo estamos denunciando e reivindicando os sérios problemas nas creches da prefeitura, principalmente nas condições de trabalho dos Agentes de Desenvolvimento Infantil e Agentes Educadores. O número insuficiente desses profissionais e o excesso de crianças em salas de aula, prejudicam o atendimento e aumentam as chances de incidentes.

Hoje o número de crianças é bem maior do que a prefeitura anuncia e muitas unidades estão com apenas um único Agente Educador, que trabalha sozinho com mais de 30 alunos. Desde o ano passado, muitos Agentes estão trabalhando sem estagiárias, uma vez que os contratos delas acabaram e a prefeitura ainda não renovou o quadro. São necessárias pelo menos 150 estagiárias para ajudar os Agentes, mas a prefeitura fechou os olhos e ignorou a situação.

Outra denúncia constante feita pelo Sindicato, é a baixa qualidade dos materiais utilizados em sala aula e as estruturas inadequadas das escolas, que colocam em risco alunos e servidores. Alguns Agentes Educadores contaram ao Sindicato que muitos armários estão desparafusados e soltos em diversas unidades, e que mesmo alertando, a Secretária de Educação não toma providências. A denúncia de que faltam extintores de incêndio em algumas creches também é frequente.

Uma pauta específica foi protocolada na prefeitura em maio de 2017, solicitando providências acerca dos problemas enfrentados pelos ADIs e Agentes Educadores nas creches. Na ocasião, a prefeitura realizou reuniões com o Sindicato, mas nenhuma providência foi tomada. Será preciso acontecer acidentes, agressões e tragédias para que o poder público faça alguma coisa?

A diretoria do Sindicato esteve presente na creche Dimeia Maria hoje (8) pela manhã para dar apoio aos servidores e entender o ocorrido. Uma nova reunião com a Secretaria de Educação foi solicitada para tratarmos desse e dos demais problemas das ADI’s e Agentes Educadores.

SindServ-SJC, 30 anos de lutas e conquistas!