Planos de Carreira dividem Servidores em São José

plano-carreira Planos de Carreira dividem Servidores em São JoséContra a vontade dos Servidores, o governo Cury impôs os Novos Planos de Carreira em 2011. Seis anos se passaram e as avaliações de desempenho começaram.

Como já alertado ano após ano pelo Sindicato, a meritocracia desses novos planos beira o ridículo: a avaliação de desempenho é unilateral e sem critérios objetivos e apenas 8% dos bem avaliados poderão ter algum tipo de promoção, os demais terão que esperar o próximo ano e assim sucessivamente, podendo demorar décadas ou até nunca acontecer.

Na prática, 92% dos servidores NÃO irão ganhar a promoção (e mesmo os 8% correm o risco de não ganharem aumento caso a administração diga que não há verba); 75% NÃO irão ganhar a progressão, isso significa que a maior parte dos servidores não irá obter nenhum tipo de evolução.

Em resumo, os novos planos limitam os salários, desestimulam a formação dos servidores e dividem a categoria em dois (plano novo e antigo). Isso sem contar o rombo que essa divisão causará no IPSM, com danos irreversíveis aos servidores e ao serviço público em geral, principalmente na Educação.

A expectativa da categoria é que o governo altere ou revogue os novos planos. Nesse sentido, o Sindicato formalizou uma Comissão de Servidores que está realizando um plano de trabalho junto à prefeitura. Porém, as reuniões não ocorrem com frequência e a Secretaria de Administração desmarca muito, causando lentidão nas discussões.

O objetivo do Sindicato é que os Servidores tenham um plano de carreira de verdade, com direitos iguais para todos os trabalhadores. Nossa luta passa também por garantir um plano de carreira de acordo com as metas 17 e 18 estabelecidas pelo MEC no Plano Nacional de Educação e com a meta 18.2 do Plano Municipal de Educação, que prevê a revisão e reestruturação dos planos de carreira em São José dos Campos e que isso seja realizado com a efetiva participação dos servidores municipais. Participe você também dessa luta!