Retrospectiva da Campanha Salarial 2017

capa retro

CAMPANHA SALARIAL: dos cerca de 50 itens da pauta 2017, o governo disse NÃO para quase todos, incluindo aumento real de salário de 22,16%, aumento do vale refeição e o fim da tabela de desconto do vale.

PREFEITURA SEM DINHEIRO? Escutamos essa desculpa esfarrapada nos últimos 20 anos. É verdade que a atual administração dialoga mais que seu antecessor, porém, só conversa não “enche barriga”. A tal ‘‘falta de recursos’’ é um discurso conveniente, sem clareza e que não convence ninguém.

RESPOSTAS POSITIVAS: há algumas respostas do governo que consideramos positivas, entre elas a justificativa de três paralisações, a participação do Sindicato nas comissões de avaliação dos servidores em estágio probatório, a cesta natalina 2017 e a abertura de novos concursos públicos. Estamos de olho para verificar se essas medidas serão cumpridas!

COMO ESTAMOS? Estamos sem aumento salarial, sem garantia de aposentadoria, sem vale refeição decente, com planos de carreira desiguais e vamos ficar sem estabilidade, devido ao Projeto Lei nº 116/17 aprovado no senado. Desse jeito não dá! É hora do Servidor reagir, acordar e ir pras ruas com o Sindicato!

REAÇÃO: o SindServ não aceita nenhuma retirada de direitos, por isso mobilizamos três paralisações em 2017. Parabéns a todos que aderiram! Vamos continuar cobrando a administração municipal, levando as reivindicações dos servidores, acompanhando as sessões de Câmara e informando a categoria. O que vai determinar o sucesso das lutas, é a participação dos trabalhadores nas manifestações, assembleias, leitura de materiais e demais atividades do Sindicato.

JURÍDICO: o Jurídico do Sindicato está fazendo um trabalho exemplar. Além de diversas vitórias no PROCED, conseguimos reverter a Vantagem Pessoal e suspender cobranças indevidas em licença sem vencimentos. Nosso atendimento Jurídico é exclusivo para sócios. Se você ainda não é sindicalizado, preencha a ficha on-line aqui!

ANÁLISE: em 16 anos de PSDB e 4 de PT, os servidores tiveram 0% de aumento real. É inadmissível essa falta de sensibilidade dos prefeitos em reconhecer que os servidores são o coração da cidade e a marca de uma boa administração.

A falta de funcionários e os baixos salários causam um grande desgaste físico e psicológico aos trabalhadores (as). Como se não bastasse, o vale alimentação está congelado desde 2013 e o gatilho há 18 meses sem ser repassado. A inflação corre solta nos alimentos, combustíveis, alugueis, água, luz, etc, mas quando se fala em reajustar os salários dos servidores, ela desaparece.

Os Servidores não tem culpa se a máfia política instaurada em Brasília surripiou a economia e desviou dinheiro da Previdência. São José dos Campos é uma cidade rica e tem estrutura para proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários públicos e um atendimento de qualidade aos munícipes.

Não podemos negar que o diálogo com a administração melhorou, porem isso só não basta! Nossa pauta de reivindicação não avançou em nada nos itens econômicos e financeiros.  As desculpas são as mesmas - ‘‘NÃO TEM VERBA’’. É preciso reagir ou vamos virar escravos do serviço público!

O Sindicato dos Servidores repudia todas as ações abusivas dos políticos corruptos, independente do partido. É preciso conscientização em massa da classe trabalhadora e em especial dos servidores municipais. Dividir a categoria e procurar culpados só enfraquece a nossa luta.

As reformas do governo federal estão vindo para acabar com o regime estatutário, mas podemos impedir. Somos mais 10 mil servidores (ativos e inativos) e unidos teremos condições de garantir direitos e barrarmos o abuso de poder dos políticos na esfera municipal, estadual e federal.

Apesar de todos os ataques, não devemos desanimar. Temos que nos orgulhar de sermos servidores públicos, pois somos nós que tocamos a cidade, e sem a gente ela para.

Feliz Natal e um Ano Novo com muita paz, saúde e avanços nas conquistas!

Diretora do SindServ-SJC

natal sindserv peq