Amigocracia na prefeitura de São José

Publicado em Artigos

BRUNO DIRETORA Prefeitura de São José dos Campos acaba de dar mais um passo rumo à falência do serviço público da cidade, aprofundando ainda mais a velha forma tupiniquim de fazer política.

Com dois anos de atraso, foi finalmente divulgada a lista com os poucos servidores públicos aptos a avançar no plano de carreira criado em 2010, que é baseado na tão falada meritocracia e implementado por meio de avaliações de desempenho.

Entretanto, ao regulamentar as leis, que foram criadas pela última gestão do próprio PSDB, o Prefeito deixou de lado o merecimento e preferiu beneficiar os servidores ligados ao seu partido e que ocupam funções de confiança na Prefeitura.

Os chefes, ainda que afastados da função de origem, continuam disputando a promoção com os demais servidores, criando uma disputa entre os amigos do Prefeito (já agraciados com a gratificação da função provisória) e os demais.

Entretanto, o governo atual conseguiu ir além e atingir o nível máximo da imoralidade, ao permitir que um chefe dispute a promoção com seus subordinados e ao mesmo tempo os avalie, enquanto é julgado por um de seus pares políticos.

A Operação Lava-Jato (julgada por um servidor estável) demonstrou ao país que a corrupção no setor público não é fruto da atuação dos servidores de carreira, mas sim da relação dos grandes empresários do setor privado com políticos do alto escalão.

Porém, estão cada vez mais frequentes os ataques aos servidores públicos, a exemplo da reforma da Previdência, demissão de estáveis, avaliação de desempenho (controlada por políticos e com critérios subjetivos), etc., embora os argumentos citem sempre a eficiência e a economia de recursos.

Portanto, o verdadeiro intuito dos constantes ataques ao serviço público é dar maior flexibilidade aos recursos humanos e financeiros do Estado, direcionando-os para benefício dos próprios políticos e dos financiadores de campanha.

Bruno Riemma Giordano
Diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Campos.