ARTIGO: Carlinhos e o jeitinho tucano

Publicado em Artigos

flavio-artigo-ovale-face ARTIGO: Carlinhos e o jeitinho tucanoEm 2008, o então Governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 62/2008, a fim de permitir que as fundações de apoio a hospitais de ensino se qualificassem como Organizações Sociais (O.S.) e, assim, pudessem administrar unidades de saúde pública e hospitais públicos, garantindo a expansão da terceirização na Administração Pública.

Na época, muitos deputados foram contra a terceirização, alegando que o PL iria prejudicar o atendimento à população. Dentre os parlamentares que votaram contra a terceirização, estava o então deputado estadual CARLINHOS DE ALMEIDA do PT, atual prefeito de São José dos Campos.

Entretanto, logo que assumiu a Prefeitura, Carlinhos, contrariando o posicionamento adotado na votação do PL em 2008, renovou o contrato com a SPDM, a O.S. que administra o Hospital Público Municipal Dr. José de Carvalho Florence. Além disso, está prestes a inaugurar a UPA do Putim, também será administrada por uma O.S, e já anunciou a terceirização das recepções das unidades de saúde municipais.

Com salários baixos e um plano de carreira nada atrativo, o Prefeito vem encontrando dificuldades até para manter um número mínimo de médicos nos hospitais e demais unidades de atendimento.

São José dos Campos, uma das cidades mais ricas e bem localizadas do Brasil, certamente o problema não é a falta de profissionais, mas sim a falta de valorização dos servidores públicos, que não querem trabalhar em nossa cidade.

A terceirização comandada pelo atual governo é uma confissão de abandono dos servidores, que há 17 anos vem sofrendo com o achatamento salarial.

A pergunta que fica é: Por que o Prefeito Carlinhos de Almeida do PT, que num passado recente se dizia contra a terceirização, hoje está a seu favor?

Será que sua fala era apenas discurso de oposição? Ou será que o prefeito gostou do “jeitinho PSDB” de tratar os servidores municipais?

Flávio Aparecido da Silva Júnior
Diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de SJC