http://forkredit.com/ | | |

ARTIGO: Os desafios da rede municipal de educação

Publicado em Artigos

valdemir-educacao ARTIGO: Os desafios da rede municipal de educaçãoUm dos principais desafios da educação pública no Brasil, nas últimas duas décadas, era fazer com que as crianças tivessem acesso à escola. Hoje 98,8% delas frequentam as salas de aula, segundo dados do Pnad.

Nos dias atuais, o maior desafio na educação é melhorar a qualidade de ensino. O Brasil gasta pouco com o setor, e mesmo esse dinheiro é mal usado, sendo investido mais em papel do que nos profissionais. O que precisa melhorar é o ensino básico, pois é inconcebível que uma criança saia do 5º ano e não saiba ler, escrever e interpretar um texto.

artigo-valdemir-30nov11-web ARTIGO: Os desafios da rede municipal de educaçãoPara que ocorra uma transformação na educação, é necessário investir no professor, com melhores salários, boas condições de trabalho e um número em torno de vinte e cinco alunos por classe. É necessário também que o professor se dedique apenas a uma rede, pois atualmente muitos trabalham nas duas (municipal e estadual) para complementar a renda, comprometendo assim a qualidade do trabalho, além de usarem grande parte do tempo e energia para tentar manter a ordem nas salas de aula.

Outro problema é a falta de professores, afinal, quem quer trabalhar em condições humilhantes, ganhando pouco e ainda ser agredido, física e verbalmente? Somente um bom plano de carreira e um salário vantajoso atrairão os melhores cérebros para a profissão.

Em relação ao uso de tecnologias (tablets e notebooks) nas salas de aula, entendemos que é importante e poderá contribuir, mas se não vier acompanhado de um treinamento adequado e uma proposta de aprendizagem, poderá atrapalhar ou mesmo se tornar inútil.

Para finalizar, queremos destacar a luta do SindServ SJC e dos professores, que resultou na aprovação da incorporação do HTC e do um terço da jornada fora da sala de aula. Essas conquistas são o início da valorização dos professores em São José, mas ainda é só o começo. Esperamos que 2014 seja um ano repleto de conquistas aos professores da Rede.

Prof. Valdemir Pereira
Diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Campos
 
Prof. Fábio Zanutto Candioto
Professor de História da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos

Facebook SindServ-SJC

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José dos Campos
Rua Áurea, nº 29 – Centro/SJC - CEP: 12209-600 - Telefone: (12) 3941-3569 - Fax: 3941-2615 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.