ARTIGO: Os desafios da rede municipal de educação

Publicado em Artigos

valdemir-educacao ARTIGO: Os desafios da rede municipal de educaçãoUm dos principais desafios da educação pública no Brasil, nas últimas duas décadas, era fazer com que as crianças tivessem acesso à escola. Hoje 98,8% delas frequentam as salas de aula, segundo dados do Pnad.

Nos dias atuais, o maior desafio na educação é melhorar a qualidade de ensino. O Brasil gasta pouco com o setor, e mesmo esse dinheiro é mal usado, sendo investido mais em papel do que nos profissionais. O que precisa melhorar é o ensino básico, pois é inconcebível que uma criança saia do 5º ano e não saiba ler, escrever e interpretar um texto.

artigo-valdemir-30nov11-web ARTIGO: Os desafios da rede municipal de educaçãoPara que ocorra uma transformação na educação, é necessário investir no professor, com melhores salários, boas condições de trabalho e um número em torno de vinte e cinco alunos por classe. É necessário também que o professor se dedique apenas a uma rede, pois atualmente muitos trabalham nas duas (municipal e estadual) para complementar a renda, comprometendo assim a qualidade do trabalho, além de usarem grande parte do tempo e energia para tentar manter a ordem nas salas de aula.

Outro problema é a falta de professores, afinal, quem quer trabalhar em condições humilhantes, ganhando pouco e ainda ser agredido, física e verbalmente? Somente um bom plano de carreira e um salário vantajoso atrairão os melhores cérebros para a profissão.

Em relação ao uso de tecnologias (tablets e notebooks) nas salas de aula, entendemos que é importante e poderá contribuir, mas se não vier acompanhado de um treinamento adequado e uma proposta de aprendizagem, poderá atrapalhar ou mesmo se tornar inútil.

Para finalizar, queremos destacar a luta do SindServ SJC e dos professores, que resultou na aprovação da incorporação do HTC e do um terço da jornada fora da sala de aula. Essas conquistas são o início da valorização dos professores em São José, mas ainda é só o começo. Esperamos que 2014 seja um ano repleto de conquistas aos professores da Rede.

Prof. Valdemir Pereira
Diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Campos