ARTIGO: Não adianta só reclamar, é preciso agir!

Publicado em Artigos

zetao-artigo ARTIGO: Não adianta só reclamar,  é preciso agir!O Brasil pôde ver durante o mês de junho milhares de pessoas indo às ruas para reivindicar. Eu tive a oportunidade de participar desses e de outros momentos históricos como a Greve Geral e as Diretas Já.

Esses movimentos de hoje só acontecem com liberdade e democracia, após muitos dirigentes sindicais e militantes de esquerda serem torturados e assassinados.

Esses protestos apontam a urgente necessidade de reformas profundas em todo sistema. Ninguém tolera mais promessas de campanha induzidas por marketing político, acordos partidários escusos, partidos de alugueis, etc.

O momento é adequado para que se avance em lutas de extrema urgência e importância, como a redução da jornada de trabalho para 40h semanais, o fim do fator previdenciário; reforma política, democratização dos meios de comunicação, entre outras bandeiras.

A recente pressão popular já surtiu efeito, mas tudo que aconteceu pode cair no esquecimento se os trabalhadores não continuarem mobilizados e atentos.

São José dos Campos é um exemplo: o Prefeito Carlinhos, contrariando expectativas gerais, havia negado qualquer avanço aos servidores municipais para esse ano, mas o Sindicato não ficou parado, pelo contrário.

Fomos às ruas, mostramos nossa insatisfação e garantimos conquistas importantes, como a revisão do plano de carreira e o subsídio para plano de saúde.

Ainda não é suficiente pra sanar mais de 16 anos de descaso com o funcionalismo, mas novas conquistas só virão com a participação do trabalhador.

Ser sócio do Sindicato e participar das atividades é compromisso de trabalhador cidadão e consciente. O Sindicato é você Servidor. Faça sua parte e junte-se a nós!

Donizetti Aparecido de Souza (Zetão)
Diretor do SindServ SJC